azulejos e fabrico
ÁREA DE CONSTRUÇÃO
Materiais de Construção I
Docente: Anabela Mendes Moreira
MATERIAIS CERÂMICOS - AZULEJOS
1. Introdução
O termo azulejo é designação portuguesa, derivada do termo árabe alzulaich, ou zuléija, que significa pedra lisa e chata.
O azulejo é um ladrilho cerâmico destinado ao revestimento e decoração arquitectónica que consiste geralmente duma placa de barro cozido, de espessura variável, decorada e vitrificada numa das faces. A parede representada na figura 1, data de 575 anos antes de Cristo e é revestida com tijolo vidrado.
Figura 1 - Porta de Ishtar da Babilónia (575 A.C.).
O azulejo como nós o conhecemos teve as suas origens na Espanha do séc. XV, devendo, nessa época, o seu êxito como a resposta às dificuldades inerentes ao uso de mosaicos na execução de painéis decorativos. Os mosaicos eram feitos de pequenas pedras de cores variadas, de vidro colorido ou de pedaços de cerâmica vidrados, cortados.
O desenvolvimento do azulejo em Portugal, dá-se no séc. XV, quando se torna um objecto essencial na decoração de edifícios, sobretudo palácios, sendo essencialmente azuis e brancos. A maior parte dos azulejos eram importados de Sevilha. D. Manuel I, por exemplo, mandou revestir o seu palácio de Sintra com azulejos vindos de Sevilha e Granada.
Materiais Cerâmicos - Azulejos
1/18
Materiais de Construção I
Docente: Anabela Mendes Moreira
O azulejo, reconhecido como uma expressão artística e tradicionalmente portuguesa, é hoje alvo de uma renovada popularidade e interesse pela parte de artistas, críticos e do público em geral. Os apreciadores, nacionais e estrangeiros, atribuem hoje aos azulejos o seu justo valor, mas nem sempre foi assim: a familiaridade do povo com o azulejo, tornou-o numa peça utilitária ou decorativa mais ou menos vulgar.
A utilização do azulejo não é exclusiva de Portugal, outros países como a Espanha,
Itália, Holanda, Marrocos, Turquia e Irão