Planejamento area de produção
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO I
PROFESSORA MARIA APARECIDA TEJADA
PLANEJAMENTO DE ÁREA DE PRODUÇÃO
Pelotas, 2008.
O planejamento de uma cozinha não é somente para economizar dinheiro, mas também, para se preocupar com a saúde de quem vai comer.
Se todos os detalhes forem pensados, gastos como energia, água, funcionários e tempo, podem ser consideravelmente diminuídos. Além da estrutura com esgoto e encanamento, que podem trazer problemas futuros, serão evitados se o projeto for bem montado e pensado. A empresa tem que ter em mente, quantos pratos pretende fazer - a demanda nos horários de pico - e para qual público ela vai servir as refeições (todos os dados devem ser pensados nas quantidades maiores que podem ter). Para cada resposta, um planejamento específico. Depois disso, o profissional, que vai projetá-la, também, precisa ter em média o tempo que as pessoas deverão fazer suas refeições e conhecer o cardápio que será oferecido aos clientes, que pode ser mais variado, como nos restaurantes, ou mais determinado e fechado como nas cozinhas industrias.
A instalação das infra-estruturas, máquinas, ascensores, monta-pratos e, de um modo geral, de todo o equipamento necessário ao funcionamento do estabelecimento deve efetuar-se de modo que não se produzam ruídos, vibrações, ou cheiros susceptíveis de perturbar ou de qualquer modo afetar o ambiente, a comodidade e a qualidade dos mesmos. As instalações sanitárias destinadas aos utentes devem ser separadas por sexos, salvo se a capacidade do estabelecimento for inferior a 16 lugares, devem ter uma entrada dupla, através de um pequeno vestíbulo com duas portas, salvo se com uma única porta se conseguir o seu necessário isolamento do exterior, não podem ter acesso direto às zonas de serviço, salas de refeições e devem estar sempre dotadas dos equipamentos e utensílios necessários à sua utilização pelos utentes, são providas