QUÍMICA INORGÂNICA: GRUPO DO CARBONO
JOÃO PESSOA - 2010
JOSÉ AIRTON CAMPOS JUNIOR
QUÍMICA INORGÂNICA: GRUPO DO CARBONO
Trabalho apresentado ao Prof.
Arquimedes Mariano Pereira como requisitos da disciplina Química Inorgânica I, turma 2010.2 do curso de Licenciatura em
Química.
1
GRUPO DO CARBONO
1- INTRODUÇÃO
O grupo do carbono é o décimo quarto (14), grupo da tabela periódica. O grupo consiste dos elementos: carbono (C), silício (Si), germânio (Ge), estanho (Sn), chumbo (Pb) e Ununquadio (Uuq) este último é um elemento sintético com meia-vida muito curta e pouco estudado, com isso ficará de fora desse trabalho.
Os elementos pertencentes ao grupo 14 apresentam caráter metálico menor que os elementos do grupo 13. O carbono é o elemento que apresenta maior Carter não metálico.
Os elementos da família do carbono apresentam configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np2 e todos formam cátions com números de oxidação iguais a +2 e +4.
O carbono é o elemento que possui maior destaque, entre todos deste grupo, uma vez que, existe até uma parte da Química para estudo dos compostos de carbono, a Química Orgânica. Isso é devido a grande quantidade compostos orgânicos, que são milhares. O carbono ocorre livre na natureza, em suas conhecidas formas alotrópicas: diamante, grafite, carvão e fulerenos.
O diamante é bastante conhecido e utilizado desde muito tempo, sendo citado no velho
testamento (ver
histórico
do
elemento
carbono).
O grafite é também muito conhecido e usado desde a antiguidade, com a finalidade de escrever e marcar outras superfícies.
O conhecimento referente aos compostos de carbono é datado desde a antiguidade, no entanto, este elemento só foi reconhecido como tal, no século XVIII.
A partir daí, várias aplicações surgiram e foram definidas para os compostos de carbono, tais como a importância do CO2 para a fotossíntese e o petróleo para o desenvolvimento industrial no século XX.