max weber
UM POUCO SOBRE WEBER
Nascido na Alemanha, na cidade de Erfurt, em 1864, Weber teve uma intensa atividade intelectual e acumulou um saber enciclopédico. Aos 12 anos já havia lido, por sua conta, Maquiavel e os clássicos gregos e latinos. Graduou-se em Direito em 1888, aos 24 anos, e no ano seguinte já começou a elaboração da sua tese de doutorado. Nessa época já dominava oito idiomas: grego, latim, hebraico, espanhol, italiano, francês e inglês. Mas longe de ser um “rato de biblioteca”, Weber tinha uma preocupação permanente com o aspecto prático, pois para ele o trabalho teórico só tinha sentido quando pudesse ter uma eventual aplicação prática. (Amorim: 2001, p. 34-36)
Nessa época era travado na Alemanha um acirrado debate entre o positivismo (corrente até então dominante no pensamento social e filosófico) e seus críticos. Um dos autores que viera a influenciar o pensamento de Weber, Wilhelm Dilthey (1833-1911), destacou-se como um dos mais importantes representantes antipositivista. Ele defendia a idéia de que para se ter a compreensão do fenômeno social, é preciso levar em consideração o sentido das ações, que sempre está arraigado temporalmente e circunscrito a um determinado recorte, a um ponto de vista. A obra humana, nesse sentido, é uma experiência histórica, mas é também uma realidade múltipla e inesgotável. (Quintaneiro, Barbosa e Oliveira: 2003,
1 Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (PPGSA- IFCS); Mestre em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD).
Revista da Faculdade Mineira de Direito, v.16, n. 31, jan./jun. 2013 – ISSN