Azitromicina
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
NATTAN PAULINO
CARLOS ADERBAL
WALFRIDO
AZITROMICINA
PORTO NACIONAL – TO
2012
NATTAN PAULINO
CARLOS ADERBAL
WALFRIDO
AZITROMICINA
Trabalho submetido ao curso de odontologia
Do Instituto Tocantinense Antônio Carlos
Porto Ltda como requisito para aprovação
Da disciplina de Periodontia II.
PORTO NACIONAL – TO
2012
Introdução
A azitromicina é um medicamento que está disponível no mercado desde 1980 , e faz parte de uma nova geração de antibióticos macrolídeos, realiza inibição de síntese proteica do RNA. Apresenta uma posologia simples, de 500 mg , durante 3 dias a cada 24 horas. Sendo indicado para tratamento de broquites, pneumonias, infecções de ouvido e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Pesquisas estão sendo relacionadas ao uso da azitromicina na odontologia para tratamento de algumas doenças, onde os efeitos são consideráveis pela capacidade de alta penetração em tecidos moles além de sua eficaz ação contra microorganismo periodontopatogênicos.
Desenvolvimento
A azitromicina é um antibiótico semelhante estruturalmente à eritromicina. É considerado o primeiro antibiótico da classe dos “azalideos”, cujos membros são derivados da classe dos macrolideos, através da inserção de um átomo de nitrogênio do anel lactonico da eritromicina.
Ela se diferencia da eritromicina em dois aspectos, o primeiro porque sua lactona é constituída por 15 membros e contem um átomo de nitrogênio, ao passo que a lactona da eritromicina é de 14 membros, não possuindo o átomo de nitrogênio. Seu apectro de ação é mais amplo frente ao microorganismos gram-positivos, tendo seu espectro de ação semelhante ao da eritromicina.
Modo de ação: Ela faz a inibição da síntese proteica bacteriana através da sua ligação com a subunidade ribossonal 50s , impedindo assim a translocação peptídicas.
A azitromicina pode fazer realização