Axioma de Zurique
DISCIPLINA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E MERCADO DE CAPITAIS
PROF. FERNANDO B. FONTANA
ALUNO: FELIPE PASQUALI FOSS
Análise Crítica Axiomas de Zurique
Os axiomas parecem ter alguma validade ou foram estipulados para tratar de especulações em curto prazo, que acaba sendo a estratégia adotada pela grande maioria daqueles que iniciam no mercado financeiro. Porém o mercado financeiro não funciona exatamente desta maneira. Os axiomas não são verdades universais. Para quem investe no longo prazo a grande maioria dos axiomas não faz muito sentido. Parece funcionar como um manual rápido de aprendizado de como “funciona” o mercado financeiro.
2º grande Axioma - Ganância.
"Realize o lucro sempre cedo demais"
Este axioma dita que devemos ter um lucro estabelecido e vender os papéis ao atingi-lo. A garantia do lucro só existe depois que você de fato tem esse lucro no bolso. Atingir os resultados com ganância sem ser ganancioso. Um tanto contraditório.
A ganância faz com que desejamos sempre ganhar mais e mais e não se percebe a hora de parar. E por isso muitas vezes perdemos. Acredito que possa ser levado em conta para uma possível proteção e perpetuação dos investimentos. Mesmo que seja ganhando menos evitaremos o risco de perder. Pois conseguir sempre vender nestes momentos de auge é um tanto difícil e não acertamos sempre. Por outro lado o investidor pode perder os momentos de maior alta e não ter um lucro máximo que gostaria de alcançar. Ser mais conservador em relação aos lucros pode ser suas vantagens. Essa “ganância” pode levar o investidor a querer sempre o topo da lucratividade e pode passar do ponto onde ela aconteça. Acho que uma análise pontual dos papéis de compra e venda do investidor pode ser mais próximo do ideal de como operar. Ele pode atingir resultados melhores conforme as tendências de cada investimento.