Axiomas de zurique
Introdução
O livro toma como base a realidade econômica suíça marcada por investidores, especuladores e jogadores econômicos para apontar os elementos básicos do universo de investimentos. Não se trata de um manual ou de receitas, mas de uma leitura que destaca os pontos essenciais do jogo que visa retornos econômicos por meio da especulação. Apostar para Ganhar é a chave para quem deseja ganhar dinheiro e opõe-se a afirmação dos antigos que correr risco é uma tolice.
Os axiomas se aplicam a todas as situações que envolvem risco e dinheiro. Nesse sentido, a regra suíça é descrita da seguinte forma: “levar a vida sem fugir dos riscos, mas expondo-se de forma deliberativa”. Encarar a vida como um jogo/risco faz parte da natureza adulta, o que seria um ato de covardia fugir dessa realidade que implica coragem e ousadia.
O primeiro grande axioma – DO RISCO
“Falta de preocupação é sinal de pouco risco”.
Diante da vida o ser humano pode conduzir sua existência por duas vias: 1) da segurança ao buscar a proteção e a tranquilidade – sinal de pouca preocupação; ou 2) aventura ao procurar o risco e a superação dos desafios que surgem – sinal de muita preocupação e de grandes prazeres da vida. “A aventura é o que dá sabor à vida. E a única maneira de viver uma aventura é expondo-se a riscos”.
A estrutura econômica está montada para contra as pessoas. Isso significa que muitas permanecerão acomodadas e iludidas que ficarão ricas com apenas o seu salário. Ganhar dinheiro ou sair da pobreza só é possível com riscos, isto é, com a possibilidade de perdas e de investimentos. Primeiro axioma menor: Só aposte o que vale a pena
“Só se deve apostar o que se possa perder”
Só é possível derrotar o sistema investindo quantidades significativas, sem machucar as dimensões básicas.
Segundo axioma menor: Resista à tentação das diversificações Diversificar no campo econômico significa espalhar dinheiro. A