Avon
A corrente russa tem sido utilizada nos tratamentos de combate ao envelhecimento com o objetivo de prevenir a hipotonia fisiológica através da melhora da circulação e nutrição tecidual. Esses efeitos são atingidos com o aumento do metabolismo muscular, promovendo um aumento da oxigenação e liberação dos resíduos metabólicos, dilatação das arteríolas com consequente aumento da irrigação sanguínea do músculo e estimulação de maior trofísmo. A intensidade da corrente utilizada é proporcional à força de contração do músculo. Sabendo disso, os pontos motores passam a ser idealizados como pontos ideais para colocação dos eletrodos (DI MAMBRO et. al., 2005). A escolha da eletroestimulação com fins de recrutamento muscular tem sido o objetivo desde os tempos de Galvani, isso há mais de 200 anos.O uso da eletroestimulação não é um privilégio do tratamento de lesões musculares,também tem ocupado um espaço significativo na potencialização da musculatura de atletas.Atualmente, encontramos uma série de protocolos dirigidos a área de estética(AGNES,2009).
A freqüência ótima para estimulação muscular tetânica é próxima de 50 Hz.A utilização de correntes de média freqüência preconiza a modulação em baixa freqüência, tendo a seu favor uma maior agradabilidade no nível sensitivo.
Não podendo deixar de destacar os pontos motores, que são áreas ótimas para estimulação dos músculos esqueléticos.O ponto motor corresponde ao ponto, na superfície da pele, onde o ramo motor do nervo penetra no músculo.Este ponto é o de menor resistência à passagem da corrente