Rio +20
Em 1992 ocorria a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio92, na cidade do Rio de Janeiro, considerado o mais importante evento ambiental mundial até hoje. Depois de vinte anos, ocorreu em junho de 2012 a realização da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável). Estiveram presentes 193 chefes de Estado, que discutiram e aprovaram a declaração final "O futuro que queremos".
Na ocasião, aconteceram inúmeros debates, exposições, manifestações e trocas de experiências relacionadas a práticas sustentáveis, eventos concentrados e organizados na chamada Cúpula dos Povos. Os grupos, indivíduos e entidades participantes também aprovaram uma declaração, entregue aos representantes oficiais da conferência. Muitos defendem que não é mais possível esperar por mudanças de atitudes dos governos. Os eventos paralelos geraram acordos promissores e novos projetos de caráter sustentável.
Cercada de expectativas, a conferência assistiu durante os primeiros dias um exaustivo debate em relação à aprovação do texto final da declaração oficial. Diante dos impasses, os representantes do Brasil, o país-sede, assumiram a condução das negociações com o objetivo de produzir um documento final e evitar que a conferência terminasse sem uma carta oficial de compromisso.
TEMAS DISCUTIDOS NA RIO + 20
Foram sete áreas prioritárias eleitas pelos países que participou da Rio+20 interessados a criar um quadro com parâmetros fundamentais para o avanço das economias verdes, o que inclui medidas para a erradicação da pobreza e trabalhos verdes; alternativas para a geração de energia; água; segurança alimentar; urbanização e desastres. Além disso, os participantes da conferência debateram políticas ecológicas para a conservação de oceanos e mares, além de mudanças climáticas e biodiversidade.
RESULTADO
No balanço final, os 188 Estados-Membros se comprometeram a investir US$ 513 bilhões em projetos, parcerias, programas e