Avicultura - Uniformidade
INSTRUÇÃO TÉCNICA
PARA O AVICULTOR
34
Suínos e Aves
MÉTODO PARA AVALIAR A UNIFORMIDADE NAS FASES DE CRIA E
RECRIA EM LOTES DE FRANGAS PARA PRODUÇÃO DE OVOS
Outubro/07
Março/99
Valdir Silveira de Avila, Pesquisador, Engenheiro Agrônomo, D.Sc
Jacir José Albino, Assistente A, Técnico Agrícola
Márcio Gilberto Saatkamp, Assistente A, Técnico Agrícola
Embrapa Suínos e Aves
Foto: Márcio Saatkamp
Em lotes de frangas destinadas a produção de ovos (Fig. 1) busca-se máxima uniformidade de peso corporal no momento de atingir a maturidade sexual ou seja, no momento de iniciar o ciclo produtivo. Para isto, é necessário o monitoramento do peso corporal durante todo o período de crescimento através de programas de manejo adequado, tomando-se cuidado especial nos aspectos temperatura, densidade/m2, controle de enfermidades, debicagem, programa de luz, consumo de água e ração.
A pesagem de uma amostra representativa do lote e a checagem da uniformidade a cada duas semanas permite identificar a idade em que o grupo de aves se afasta do padrão preconizado pelo manual da linhagem e serve principalmente, como indicador do momento adequado para se tomar as medidas corretivas.
Fig. 1. Frangas Embrapa 031.
CHECANDO O PESO MÉDIO E A UNIFORMIDADE DO LOTE
Foto: Márcio Saatkamp
Como fazer a amostragem?
Inicialmente deve-se definir o tamanho da amostra, de modo que seja representativa em função do tamanho do lote, observar o exemplo incluso nesse material. Posteriormente, definir três ou mais pontos no galpão para realizar as subamostras, de maneira que representem todo o lote.
Deve-se ter o cuidado para que todas as aves presentes em cada ponto escolhido sejam contidas para a pesagem, isso contribui para a boa amostragem do lote. A contenção pode ser feita com folhas de eucatex
(Fig. 2) ou divisórias construídas em tela pelo próprio produtor. Este material deve ter altura e comprimento que favoreçam a operação dentro do