Sistema Agroindustrial do Frango
A avicultura brasileira passou nesses últimos anos por extraordinárias transformações, tornando o Brasil um dos maiores produtores e exportadores de aves do mundo (MENDES, 2002). As aves abatidas são produzidas no sistema de integração vertical, onde a empresa detém o controle de todos os elos da cadeia, ou seja, produção, abate, processamento e distribuição. Isso faz com que gere empregos, renda, fixação do homem do campo em sua terra e viabiliza a pequena propriedade (MENDES; PAZ, 2009).
Esse sistema integrado prevalece no sul do país, levou a uma eficiência operacional responsável pela posição do Brasil como um dos líderes da avicultura mundial (MENDES, 2002).
O brasileiro tem mudado seu hábito de consumo de carnes, passando de um país preponderantemente consumidor de carne bovina para consumidor da carne de frango. A qualidade, a imagem de produto saudável e os preços acessíveis auxiliaram na conquista dessa posição. O aumento do consumo per capita.demonstra.essa.mudança.de.hábito.
DESENVOLVIMENTO
A adoção de um programa de manejo sistemático e eficiente é o começo para o sucesso da criação de frangos de corte.
1 AQUISIÇÃO E VACINAÇÃO
As aves devem ser adquiridas de incubatórios registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e livres das principais doenças de controle oficial (PEREIRA; NASCIMENTO, 2010). A vacinação é o método mais econômico e eficaz para o controle de doenças.
2 ALOJAMENTO
Devem ser levados em conta muitos fatores ao selecionar o tipo de galpão e os equipamentos adequados à produção de frangos. Instalações deverão propiciar boa relação custo-benefício, durabilidade e permitir o controle do ambiente.
Deve-se, primeiramente, selecionar um local com boa drenagem hídrica e com bastante movimentação natural de ar. A produtividade ideal na avicultura pode ser obtida mais facilmente se a ave estiver submetida a uma temperatura ambiente adequada, evitando assim que