Aviação militar
Jorge issopo, em 18/01/2010 as 15:15 disse:
Olá tudo bom,gostaria de saber como funciona o ar condicionado de uma aeronave, e se o regime de trabalho é por expanção expansão com gás refrigerante ou apenas reciclagem do ar?
Hum, vou tentar explicar da maneira mais fácil possível, de forma genérica, como funciona um sistema de “ciclo de ar”. Usarei um diagrama de Boeing 777, mas é bem semelhante ao do 767/757/747. O usado no 737 também é parecido mas há diferenças sutis, os Airbuses também.
Hoje em dia não se usa mais gás refrigerante (Freon), como o que era usado na época do ELectra. Apesar de ser um sistema extremamente eficiente, o fato de agredir o meio ambiente acabou cedendo lugar aos sistemas de ciclo de ar.
Então vamos tentar entender como funciona um sistema de ar condicionado, chamado comumente de “Packs” (a pronúncia é “péks”).
Clique para ampliar
No diagrama acima você pode ver os números 1 e 2 (entrada e saída de ar de refrigeração) e eles ficam na barriga do avião, como eu mostro nesta foto abaixo.
Conforme o avião voa, temos constantemente ar passando neste duto.. e é um ar bem gelado! Antes de continuar, você já deve estar com uma dúvida: mas quando o avião não está voando, também temos ar condicionado dentro!
É verdade, e para que isso aconteça, olhe no diagrama que a direita do número 2 tem um “ventilador”(F)… então, quando o avião não está voando, esse ventilador “puxa” o ar para entrar lá no 1 e sair no 2, então na prática é como se o avião estivesse voando mesmo que esteja parado.
Este ar que passa neste duto serve apenas para refrigerar um ar bastante quente que é “sangrado” do motor. Sim senhores, o ar que respiramos dentro do avião vem de dentro do motor! Agora que você já sabe disso, se um dia estiver voando e um cheiro de óleo e fumaça invadir a cabine, não precisa entrar em pânico, basta lembrar do que leu aqui no Aviões e Músicas e saber que