AVG equipamentos de movimentacoes de materiais
Introdução
Com a globalização, a necessidade de encontrar formas mais eficientes e eficazes para promover o negócio se tornou uma obrigação das empresas. O mercado cada vez mais agressivo e competitivo exige tecnologias que proporcionem uma vantagem de negócio.
Dentro de todo o escopo de uma empresa, o transporte é um fator que sempre pode ser aprimorado para que seja possível viabilizar métodos mais rápidos e seguros, que diminuam os custos e as perdas para gerenciar os materiais (desde a matéria prima até o produto acabado).
A utilização de Veículos Guiados Automaticamente reduzem os custos das falhas humanas, aumentam o desempenho das movimentações de estoque e viabilizam procedimentos logísticos mais precisos. Em larga escala, esse diferencial é fundamental para a sobrevivência competitiva da empresa.
Neste trabalho, temos o objetivo de abordar as definições, conceitos, tecnologias, vantagens e desvantagens da utilização dessas ferramentas automatizadas para gerir não apenas estoques de produtos, mas toda a cadeia de produção.
AVG – Definição
AVG é uma sigla de origem inglesa (Automatic Guided Vehicle) que, traduzida livremente, significa Veículos Guiados Automaticamente. AVG’s são robôs móveis não tripulados desenvolvidos para receber e executar instruções que seguem uma rotina programada dentro de parâmetros de movimentação (marcadores sensoriais, trilhos no chão ou ativação por lasers).
Esses robôs são frequentemente utilizados em aplicações industriais para mover materiais em torno de uma fábrica ou um armazém. A aplicabilidade e utilização dos AVG’s ampliaram no final do século 20 e, hoje em dia, eles não estão mais restritos aos ambientes industriais.
Tecnologia Aplicada para Aperfeiçoar Processos
As tecnologias utilizadas para permitir que os AVG’s possam seguir as instruções dentro de um parâmetro de