Aves
A criação de aves é uma área da produção animal onde a ambiência está diretamente ligada com a sua produtividade. Portanto procuramos apresentar nesse trabalho o estudo de principios basicos indispensaveis em tal ordem e sequencia que o avicultor possa nos acompanhar e fazer possiveis adaptações em sua propria granja o desenvolver suas criações a partir de pintos de um dia sem encontrar problemas insoluveis de manejo ou trato das aves pelo caminho.
INSTALAÇÕES
As instalações para aves diferem bastante das destinadas a outros animais, não só sobre o ponto de vista higienico como no manejo da criação. A área de criação para frangos de corte é de 16 frangos por m².
O galpão deve ser posicionado no sentido leste-oeste, para que o sol caminhe no sentido da cumeeira e a radiação solar não incida diretamente na parte lateral do galpão. Recomenda-se o beiral de 1,5 a 2,5m, com inclinação de 45° em relação ao piso. A largura do galpão deve ser de 8 a 14m, com pé direito de 2,80 a 4,10m, sendo mais indicado a largura de 10m e pé direito de 3m e que seja mantida distância entre galpões de 35 a 40m. (TINOCO, 1996)
O uso de cortinas na lateral do galpão também é interessante, sendo a cor azul mais recomendada que a amarela, pois deixa a ave mais calma e reduz a temperatura interna do galpão.
Outra prática interessante é pintar de branco a parte superior da cobertura pois diminui em 50% a radiação solar, reduzindo a temperatura interna em até 8°C (TEETER, 1990).
O material do piso deve ser lavável, impermeável e não liso. É indicado o tijolo deitado rejuntado com argamassa que apresenta boa condição de isolamento térmico e possibilita lavagem com boa desinfecção.
Uma das práticas recomendadas é o plantio de gramas em volta dos galpões para diminuir a carga térmica de radiações em climas quentes assim como o plantio de árvores na face leste ou oeste das construções.
O uso de resfriamento adiabático evaporativo para galpõe em regiões de clima