aves
Principais características São animais vertebrados (presença de coluna vertebral segmentada); São bípedes (se movimentam na posição vertical, usando as extremidades inferiores para assentar no solo); São ovíparos (embrião se desenvolve dentro de um ovo, em ambiente externo e sem ligação com a mãe); São homeotérmicos (a temperatura corporal é mantida constante, mesmo com variação da temperatura do meio ambiente); Possuem o corpo coberto por penas; Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas);
Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar); Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos).
Habitat As aves são encontradas em quase todas as partes do planeta. Mesmo em áreas com temperaturas extremas (desertos e polos) podemos encontrar algumas espécies adaptadas. Porém, a maior quantidade de aves habita regiões de florestas em função da grande disponibilidade de alimentos.
A circulação
Uma característica que favorece a homeotermia nas aves é a existência de um coração totalmente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Não ocorre mistura de sangues. A metade direita (átrio e ventrículo direitos) trabalha exclusivamente com sangue pobre em oxigênio, encaminhando-o aos pulmões para oxigenação. A metade esquerda trabalha apenas com sangue rico em oxigênio. O ventrículo esquerdo, de parede musculosa, bombeia o sangue para a artéria aorta. Assim, a todo o momento, os tecidos recebem sangue ricamente oxigenado, o que garante a manutenção constante de altas taxas metabólicas. Esse fato, associado aos mecanismos de regulação térmica, favorece a sobrevivência em qualquer tipo de ambiente.