Aveiro
Pretende-se com o presente trabalho dar a conhecer algumas das rotas turísticas da cidade de Aveiro, bem como propor uma nova rota focalizada nos espaços culturais de que esta dispõe. Desta forma, começo por contextualizar a cidade em termos geográficos, apresentando a sua localização e respectivo enquadramento geográfico. De seguida, saliento alguns aspectos históricos, importantes para a identidade da cidade, uma vez que ainda hoje se demarcam como características intrínsecas à mesma. Destaco, depois, algumas das rotas turísticas já existentes na cidade, nomeadamente a Rota da Arquitectura Religiosa, Rota do “Artesanato Vivo”, a Rota da Cerâmica e o Roteiro Arte Nova, que têm sido importantes para a divulgação do património aveirense. Complemento, de seguida, com a proposta de um roteiro, o qual denominei de Roteiro da Cultura, salientando locais de interesse neste âmbito, que apesar da sua importância, nem sempre são locais de visita privilegiados. Termino com sugestões de alojamento e restauração, destacando os pratos tradicionais aveirenses, também eles reflexo da cultura desta cidade.
Enquadramento Geográfico
Aveiro é sede de concelho e capital de distrito, sendo onde se situa a foz do rio Vouga. O concelho situa-se na Região do Centro (NUT II) e do Baixo Vouga (NUT III), e abrange uma área de 199,9 km2 divididos por 14 freguesias: São Bernardo, São Jacinto, Esgueira, Glória, Nariz, Vera Cruz, Santa Joana, Nossa Senhora de Fátima, Oliveirinha, Requeixo, Aradas, Cacia, Eirol e Eixo. Em 2011, o concelho apresentava 78 463 habitantes e uma densidade populacional de 392.5 (hab./km2).
O distrito de Aveiro é limitado a norte pelo distrito do Porto, a sul pelo de Coimbra, a leste pelo de Viseu e a oeste pelo oceano Atlântico.
Como chegar a Aveiro
Vindo de Norte
Pela A1 saída em Aveiro Norte, segue pela A25 em direcção a Aveiro Centro.
Pela A29 seguindo pela A25 em direcção a Aveiro Centro.
Vindo de Sul
Pela A1 saída em Aveiro