Geografia de aveiro
Trabalho de : Área de Integração
Alexandre Araújo nº1
Índice
Fauna
Flora
Relevo
Indústria
Património histórico
Introdução
O distrito de Aveiro situa-se rodeado por praias, rios e lagoas, sendo conhecida por “Veneza de Portugal”. A cidade de Aveiro é conhecida pela universidade, pela gastronomia local (principalmente os ovos-moles), e também pela reserva natural das dunas de S. Jacinto.
Área:2808 Km² População residente: 713578 Habitantes Número de municípios:19 Número de freguesias:208 Sectores de desenvolvimento: Educação, Turismo, Industria, serviços.
Fauna
Espécies Existentes
Geneta
Papagaio do mar
Rato do campo
Flora
Folhado
Couve Marítima
Murta
Relevo de Aveiro
A altitude média do distrito de Aveiro é abaixo dos 100 m, ocupando uma planície costeira que chega a ter cerca de 40 km de largura. A paisagem desta extensa planície é dominada pela Ria de Aveiro e pelos rios da bacia hidrográfica do Rio Vouga (Agadão, Águeda, Alfusqueiro, Antuã, Caima, Cértima, Mau e Vouga). A zona litoral costeira é essencialmente arenosa, paisagem típica de zona lagunar, com um vasto cordão de dunas, de espessura variável, a separar as águas calmas da ria de Aveiro e o mar.
Partindo da costa em direção a leste e norte o relevo vai-se tornando mais acidentado à medida que vai de encontro aos seus pontos mais elevados:
Serra do Buçaco – 549 m de altitude
Serra do Arestal – 830 m de altitude
Serra da Arada – 1 071 m de altitude
Serra da Freita – 1 085 m de altitude
Indústria
No Distrito de Aveiro os sectores predominantes são a indústria transformadora e o comércio, os quais registam 50% e 32% do volume de negócios da região, respectivamente. Destaca-se, ainda o sector das pescas, cujo peso na economia nacional, representa cerca de 19% do total das vendas.
Das actividades industriais de maior relevância destacam-se diversos sectores tradicionais, designadamente a