Património de Aveiro
Agrupamento de escolas Dr. Mário Sacramento
Património de Aveiro
Trabalho realizado por:
Margarida Ladeiro nº15 9ºF
Património
Património deriva de uma palavra latina que significa o conjunto de bens, próprios ou coletivos herdados pelos antepassados.
Património Cultural
Património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. Fig. Estátua de João Afonso de Aveiro. Fig. Museu de Santa Joana.
Património Natural
Património Natural ou Ambiental refere-se a um bem natural que, dado seu valor em termos de biodiversidade, valor económico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.
Muitas vezes as áreas que constituem património ambiental são protegidas dentro de parques nacionais e em outros lugares.
Fig. Ria de Aveiro, resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.
Fig. Praia de São Jacinto – Praia oceânica com ambiente calmo e grande qualidade de água, a dois passos da mata e da Reserva Natural.
Património Móvel e Imóvel
Corresponde a todos os bens que podem ou não ser transportados, tais como os objetos, as obras de arte, os artefactos arqueológicos e artesanais, etc.
Fig. Os moliceiros são um exemplo de arte móvel.
Fig. A estátua de Santa Joana é um exemplo de Arte Imóvel
Património Material
Património Material corresponde a tudo o que é constituído por materiais.
Fig. Sé de Aveiro.
Património Imaterial
Património Imaterial é uma conceção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as