ana aveiro
2ºACR
Acetona
CH3 (CO) CH3
Propanona
2- Propanona
Para que serve:
É utilizado como solvente em esmalte, tintas e vernizes e na extração de óleo. Também serve para dissolver o Paraloid. É um produto de limpeza.
Efeitos:
Homem
Pequenas quantidades de acetona são metabolicamente produzidos no corpo, principalmente da gordura. A acetona pode ser elevada em diabetes. Não é um composto muito toxico, pode apenas irritar a pele. Pode causar em excesso danos nos rins, fígado e nervos.
Meio ambiente
Tanto a forma aquosa do composto quantos os vapores comumente produzidos por ele são altamente inflamáveis, assim, reações de combustão estão sujeitas a acontecer. A acetona é um composto orgânico, que na presença de oxigénio e fontes de ignição, pode entrar em combustão produzindo gás carbónico e agua.
Alcool (Etanol)
R-OH
CH3 CH2 OH
Etanol
Para que serve:
Utilizado como solvente e também para limpeza. Dissolve a Goma Laca.
Efeitos:
Homem
O abuso deste composto afeta muitos sistemas de órgãos, causando tanto efeitos agudos como crónicos. Abranda o funcionamento do sistema nervoso. O etanol pode contribuir no homem um atrofio testicular. Pode também ter influencia direta no crescimento de uma criança.
Decapante (Diclorometano)
CH2 Cl2
Diclorometano
Para que serve:
Utilizado para diluir tintas e vernizes sintéticos. Também é utilizado para limpar pincéis ou pistolas usadas na pintura. As superfícies a pintar podem ser limpas previamente com o diluente sintético.
Efeitos:
Homem
É facilmente inflamável, ou seja, é um produto tóxico. É nocivo quando inalado, e não deve estar em contato com a pele e os olhos.
Meio ambiente
Limpa uma peça, e utilizado com frequência e abundantemente pode danificar uma peça.
Paraloid B72 (etil metacrilato)
Para que serve:
Utilizada em conservação e restauro devido à sua elevada estabilidade. Pode ser diluída em diversos solventes