avc doenças degenerativa
Contraturas e deformidades musculares que levam à perda do movimento de todo um lado do corpo (hemiplegia).
Sequelas neurológicas
Incontinência urinária ou fecal;
Sensação de queimação no lado da hemiplegia;
Boca torta;
Dificuldade em falar, comer e de engolir a saliva;
Perda da memória;
Dificuldade em se expressar;
Estrabismo, paralisia facial, desequilíbrio;
Dificuldade na localização espacial,em si ou no outro, (direita/ esquerda, mapas).
Sequelas emocionais
Depressão;
Revolta;
Isolamento;
Impaciência;
Dificuldade nos relacionamentos;
Negligência do lado do corpo que está "paralisado".
As pessoas conhecem relativamente bem os sintomas do infarto do miocárdio: dor no peito que se irradia para o braço, pescoço ou maxilas, sudorese, falta de ar, etc. Diante deles ninguém hesita em procurar atendimento médico-hospitalar com urgência.
No entanto, em se tratando de AVC, como a apresentação dos sintomas é muito variada, a dificuldade em reconhecê-los é maior e, portanto, maior é a demora para buscar atendimento num hospital, o que agrava o problema.
De modo geral, acidentes vasculares cerebrais provocam alterações motoras, assim como dormência e formigamento que, com frequência, acometem apenas um lado do corpo. A pessoa pode sentir ainda súbita fraqueza muscular (total ou parcial) ao segurar um objeto, mexer a mão, a perna ou o rosto. Podem ocorrer também alterações da visão como redução do campo visual, ou enxergar um lado meio nebuloso ou escuro ou a perda total da visão de um dos olhos.
Outro sintoma comum são as alterações da fala. Os familiares notam que a fala do paciente se tornou arrastada ou percebem sua dificuldade de articulação ou de expressão. Ele sabe o que quer dizer, está compreendendo, mas na hora de expressar-se, não consegue fazê-lo.
Acima de tudo, é de extrema importância destacar que os sintomas dos acidentes vasculares se instalam subitamente. A pessoa foi dormir bem e acordou com