Avatar
O filme passa-se em Pandora, um satélite com uma natureza exuberante, e também rico em um mineral muito valioso para os seres humanos, o unobtânium, que resolveria a crise energética do planeta. Nessa altura, tudo o que havia de natureza na Terra já teria sido destruído e os humanos procuravam colonizar outros planetas para se apoderarem dos seus recursos vitais. Como a atmosfera de Pandora era tóxica para os humanos, foi criado o Programa Avatar, que consistia na criação de corpos híbridos de DNA humano e dos Na´vis, controlados remotamente através da mente dos humanos. Através desses corpos, os homens chegariam até aos nativos, com seus costumes, escolas, e tentariam convencê-los a deixar o seu lar para que pudesse ser explorado.
O que não esperavam é que os nativos fossem tão apegados e ligados à natureza e ao seu lar. Diante da reação dos nativos, os humanos declararam guerra e abrem fogo contra quem estava apenas a defender o que é seu, sem piedade.
O filme também nos mostra, de uma forma bem direta, como nós, seres humanos, nos comportamos diante de uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, que só tem valor entre a nossa sociedade, e nos corrompemos a ponto de criarmos guerras, destruirmos civilizações e cometermos as mais variadas atrocidades em nome da ganância e do poder.
O AVATAR não é só mais que uma historia: é um aviso de que se nós, os seres ditos humanos, não tomarmos nenhuma providencia em sentido de preservar e respeitar a nossa natureza, vamos acabar por perder o bem mais precioso que temos e será muito tarde para recomeçarmos e tentar recuperar o tempo perdido.