avanços da medicina
- Descoberta do Genoma Humano
Em 2000, os cientistas começaram as pesquisas pela descrição do genoma humano com uma grande esperança de que sua descrição poderia abrir o caminho para a descoberta e a cura de várias doenças.
- Tecnologia da Informação
Médicos e pacientes afirmam que a tecnologia da informação mudou a forma como eles praticam a medicina. No passado, quando um médico tinha uma dúvida, passava longo tempo nas bibliotecas procurando a solução, já hoje com um clique e talvez em menos de 5 minutos tenha mais informações do que precisa através de computadores e celulares, ele será capaz de olhar o prontuário, estudos dos medicamentos, os seus efeitos, as interações e ter mesmo acesso aos sistemas médios de decisão diagnostica.
- As doenças do coração
Na área da Medicina Preventiva os resultados mais espetaculares aconteceram na redução da mortalidade por doença cardiovascular. Antigamente quando um paciente procurava um hospital devido a um ataque cardíaco, o melhor que poderia ser feito era colocá-lo num quarto escuro, administrar morfina e lidocaína para o alivio da dor e das arritmias. Os médicos acreditavam que isto prevenia batimentos cardíacos irregulares. O mais era rezar e esperar pela evolução.
Ao contrario, hoje, a palavra de ordem é “velocidade no atendimento”.
Em 1998 a Associação de Cardiologia Americana estabeleceu uma meta para reduzir, em 10 anos, 25% dos infartos cardiovasculares e os acidentes vasculares cerebrais. Esta meta, considerada ambiciosa, na época, foi alcançada em 2008. Os resultados foram mais espetaculares, pois a redução alcançada foi de 40% nos dias de hoje.
- Pesquisa com Células tronco: Importantes Descobertas Laboratoriais e Alguns Avanços Clínicos
Provavelmente, esta foi a área que mais excitou a imaginação pública. Na realidade, a área gerou mais ação política do que avanços clínicos significativos.
Um, dos mais excitantes, foi realizado por