avanço tecnologico na medicina
A videoendoscopia ginecológica é um método usado para visualizar o interior do abdômen e órgãos genitais, diagnosticar doenças e permitir operações de alta complexidade. Desde a Década de 80, quando foi desenvolvido, o procedimento é considerado um dos mais eficazes e os aprimoramentos instrumentais foram vitais para esse sucesso. O médico ginecologista/obstetra e membro da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) Sérgio Simões afirma que o Brasil desponta com os avanços da robótica e em relação a procedimentos convencionais, destacando-se tecnicamente com recursos de visão em 3D, ampliação de imagens e melhor técnica de detecção e sutura. Na prática, isso representa um menor tempo de internação do paciente, retorno rápido ao trabalho e menores riscos de complicações.
Simões explica que, além do desenvolvimento de métodos inovadores, é preciso pensar na capacitação profissional para que os médicos sejam habilitados em gerir os instrumentos disponíveis. “O Brasil já é destaque nessa área como um país investidor em tecnologia. Entretanto, é preciso reciclar os profissionais constantemente“.
Já, as cirurgias de alta frequência usam as ondas de rádio para tratar lesões e também são amplamente usadas nos procedimentos relacionados a saúde da mulher, em especial, para o tratamento do câncer de colo de útero, umas das principais causas de morte feminina.
A