Avalição de desmpenho
AVALIÇÃO DE DESMPENHO
INTRODUÇÃO
As organizações de hoje já estão adotando à avaliação participativa por objetivos e avaliação por competências, que estão ligadas de uma maneira simplificada e flexível; visando a satisfação intrínseca do indivíduo para atingir os objetivos organizacionais dentro de um consenso interdependente, onde haja valorização do capital humano e condições agradáveis de trabalho como participação contínua dos colaboradores e remuneração com relação ao desempenho individual.
Finalidades do Processo
O processo de avaliação de desempenho por competências tem a finalidade de almejar o desenvolvimento contínuo dos profissionais e de sua organização. Buscando estabelecer um processo de feed back contínuo em que as diversas dimensões (indivíduos e instituição) da organização dialoguem e (re)construam a sua conduta profissional, a intenção é projetar um desempenho sempre ascendente em que o indivíduo esteja em linha com as estratégias da organização.
Objetivos
O objetivo é mapear os resultados apresentados pelos colaboradores, tendo como foco o levantamento dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados, estabelecendo um plano de ação que favoreça a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
O processo quando bem administrado beneficia o colaborador e a organização, podendo ser usado para:
Manter a motivação e o comprometimento;
Desafiar e estimular o aperfeiçoamento;
Desenvolver a visão sistêmica da empresa;
Auto-aperfeiçoamento do colaborador.
Diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como, um melhor desempenho.
Estimular à produtividade/qualidade/melhoria contínua.
Obter comprometimento dos colaboradores em relação aos resultados esperados para a empresa.
Tornar dinâmico o planejamento da empresa.
Servir como instrumento para levantamento de necessidade de treinamento e desenvolvimento.
Ser