Avaliação a Distância
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,0 pontos)
Sobre os elementos de coesão e as suas relações de sentido, responda aos questionamentos que seguem, a partir das informações dadas no texto O homem e as regras sociais.
O homem e as regras sociais
Flávio Gikovate (texto fragmentado - adaptado)
“Ainda mais difícil do que aceitar o desamparo da condição humana, é o de nos depararmos com a nossa insignificância cósmica. Somos um modesto animal - apesar de dispormos de um cérebro de razoável competência, para alguns assuntos ele é bastante inferior ao que supomos - que habita um modesto planeta de um dos bilhões de sistemas solares. E é evidente que nossa vaidade fica bastante ofendida com essas constatações; basta ver a reação de hostilidade desencadeada sobre criaturas como Galileu e Darwin, que nada mais fizeram senão nos mostrar alguns aspectos da nossa insignificância. Na verdade, não gostamos nem mesmo de pensar em assuntos desse tipo; sabemos que é verdade, mas tratamos de mudar nossa atenção o mais rápido possível para a realidade concreta que nos cerca....”
a) Indique quais são os referentes, ou seja, o que cada termo retoma, das seguintes palavras sublinhadas: ele, que, essas constatações e assuntos desse tipo.
Resposta:
- ele: refere-se ao cérebro;
- que: refere-se à modesto animal;
- essas constatações: referem-se os dizeres anteriores que somos um modesto animal mesmo dispondo de um cérebro de razoável competência.
- assuntos desse tipo: refere-se aos aspectos da nossa insignificância, mostrados por Galileu e Darwin.
b) Explique por que foi usado o apesar de, na segunda linha, ou seja,