Avaliação Sequencia de Branqueamento
ECF E TCF COM OZÔNIO E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
NA BAHIA SUL CELULOSE
OZONE AND HYDROGEN PEROXIDE ECF AND TCF
BLEACHING SEQUENCES EVALUATIONS AT BAHIA
SUL CELULOSE
Carlos Alberto dos Santos
Vail Manfredi
BELOIT CORPORATION
BAHIA SUL CELULOSE S. A.
Português / Portuguese
MENU
IMPRIMIR
AVALIAÇÃO DE SEQÜÊNCIAS DE BRANQUEAMENTO ECF E TCF COM
OZÔNIO E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA BAHIA SUL CELULOSE
Carlos Alberto dos Santos
Beloit Corporation, Research Center - Pittsfield - Massachusetts - USA
Vail Manfredi
Bahia Sul Celulose S. A. - Mucuri - Bahia - Brasil
Resumo
O uso de reagentes alternativos para o branqueamento de celulose, visando a substituição parcial ou total dos reagentes clorados, tem sido o foco central de muitos estudos. Dentre os reagentes ditos como alternativos, têm-se destacado o peróxido de hidrogênio e o ozônio, que associados ao já consagrado uso do oxigênio, visam atender às demandas de produção tanto de celulose ECF como de celulose TCF.
Visando selecionar alternativas de seqüências de branqueamento ECF e TCF com estes reagentes, foi conduzido, em laboratório e sob condições padronizadas, estudo para avaliação de condições operacionais, consumo de reagentes, qualidade da celulose branqueada e dos efluentes gerados, além da estimativa de custos operacionais com insumos químicos no branqueamento.
Os resultados permitiram identificar e otimizar as condições operacionais para produção de polpa “full brightness”, de modo a não ocorrerem diferenças na qualidade da celulose ECF, ou que fossem minimizadas estas diferenças para a celulose TCF, em relação à seqüência referência. Ainda em relação à seqüência referência, foram obtidas reduções significativas nos parâmetros de avaliação ambiental (AOX e OX). Quanto aos custos estimativos com reagentes de branqueamento, algumas seqüências resultaram em valores mais elevados que as referências, principalmente nas
seqüências