Avaliação psicológica
DE
INSTRUMENTO DE
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Niterói – RJ
2011-07-04
O CEMOT – Centro de atendimento ao usuário de drogas e álcool presta atendimento aos dependentes de destas substâncias, na faixa etária a partir de 12 anos. Os pacientes chegam por vontade própria ou por encaminhamento de médicos ou ainda pelo juizado da infância e adolescência.
A infra-estrutura é precária, formada por 3 salas, uma recepção, uma cozinha interditada e um banheiro que não funciona. Localiza-se em Neves – São Gonçalo. Vai ser transformado num CAPS-AD. Funciona como um ambulatório, de segunda a sexta feira, no horário de 08 às 17h. Não trabalha com emergências. A equipe é formada por 1 coordenador, 4 psicólogos, 1 assistente social, 1 musicoterapeuta, 3 agentes de saúde, 1 auxiliar de enfermagem, 1 psiquiatra, 2 agentes administrativas e 1 auxiliar. A triagem é feita às terças e quintas e o paciente encaminhado a um dos profissionais da equipe, conforme o caso.
A entrevistada chama-se Mariângela Moraes Gonçalves, CRP 7396, psicóloga desde 1982, com especialização em dependência química e atuante no CEMOT há 13 anos. O Centro tem como base metodológica o Programa de Redução de Danos e esta psicóloga trabalha especificamente com “Histórico Cultural” – uma abordagem que explora reflexões acerca do posicionamento do indivíduo no mundo, fora a questão do uso da droga ou álcool. Quanto questionada sobre o que percebe como possíveis causas da dependência, respondeu que uma questão em comum é a falta de um projeto, de planos, metas, objetivos de vida. Muito frequentemente é ouvida a frase:
“Eu só conheço dois verbos: acordar e buscar a droga.”
Não há cura e os pacientes precisam de cuidados constantes. Um fator relevante é a presença de redes de apoio ao paciente.
Há dependentes somente de álcool, somente de drogas e com dependência cruzada (álcool e drogas). É percebida uma diferença temporal no