avaliação psicologica
A avaliação Psicológica e os testes Psicológicos:
Durante muitos anos está práticas sofreu as consequências de seu desenvolvimento conturbado mais encontra-se hoje em um momento de modificação.A avaliação psicológica é uma atividade profissional bastante questionada e controvertida na Psicologia, a avaliação começou com a rotulação dos doentes e debéis mentais e foi muito criticada por seus métodos. A avaliação de uma maneira geral seja ela psicológica ou não é de extrema relevância para a tomada de decisoês ou seja a avaliação serve para orientar uma ação mais segura e adequada do psicologo no seu trabalho. Azevedo Almeida, Pasquali e Veiga( 1996) apontam que o baixo teor científico dos instrumentos padronizados vem sendo veementemente denunciado, esses autores discutem que o fato de estudos na aréa estarem sendo realizados revela uma melhor repetição da investigação psicologica.
Problemas relativos á avaliação psicológica eo s testes Psicológicos:
Segundo Wechreler (1999) Brasil encontra-se na retomada dos estudos sobre avaliação psicológica para ela nos ultimos quinze anos a avaliação psicologica sofreu um descreduto em que os testes passaram a ser criticados por não serem adequados á realidade brasileira.
Sacuzzo e Jonhson 1995 subsidio u a construção do instrumento, definição pouco simples do que o instrumental mede.
Bruno 1995 dificuldade encontrada na habilidade do psicologo para compreender os dados e fazer relações entre diversos resultados encontrados.
Pasquali (1991) diz que partes da dificuldade pode er atribuída ao descaso de nossos pesquiadores que pouco se preocupam com as qualidades psicométricas dos instrumentos psicológicos.
Prieto muniz e Bastrom (1998) fizeram um estudo interessante a respeito do uso dos testes em alguns paises- Portugal, Espanha e Libero-Americanos ( dentre eles o Brasil) e chegaram á conclusão de que os problemas mais freqeuntes na