componentes eletricos
Características: é um dispositivo transdutor que converte um sinal elétrico em ondas sonoras. São divididos em faixas de frequência de trabalho em tweeter, mid-range e woofer. Também é um ampliador do som nos aparelhos de rádio, televisão, etc
Funcionamento: ocorre a transformação inversa àquela do microfone: a corrente elétrica é transformada em vibrações mecânicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto, é necessário o uso de uma bobina, um diafragma (um cone circular ou elíptico, geralmente de papelão ou polipropileno), um ímã permanente (ou um eletroímã) e uma suspensão chamada "aranha". O diafragma fica preso à carcaça de metal por meio de um sistema de suspensão de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa (chamado de "surround" ou borda). Na parte central do cone fica a bobina, posicionada entre os pólos de um ímã permanente e em suspensão pela "aranha", um disco de tecido ondulado grosso coberto com resina que facilita a movimentação da mesma.
Liga-se o enrolamento da bobina aos fios de saída do amplificador. A corrente elétrica nos condutores (fios), induz um campo magnético na bobina que interage com o campo natural do ímã permanente, criando uma reação de atração ou repulsão - conseqüentemente gerando o movimento do diafragma, que está livre para movimento, sendo sustentado pela "aranha". Essa movimentação diafragmática cria uma perturbação ritmada no ar (onda sonora).
Tipos de alto falantes: Alto-falante a bobina móvel: Alto-falante dinâmico.
Alto-falante dinâmico: Aquele em que uma bobina, ligada mecanicamente a um diafragma flexível, se move pela ação de forças magnéticas; alto-falante a bobina móvel.
Alto-falante eletrostático: Alto-falante em que a membrana elástica é acionada por forças eletrostáticas.
Transformador
Características: Transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos