Avaliação psicologica dos personagens de beleza americana
Lester Burnham – Pai da tradicional família Burnham, um homem de meia idade que vive uma vida monótona e em crise. Apesar de ter seu emprego tradicional que não gosta, mantém suas paixões da vida de lado para se dedicar a ele. Tem um casamento, uma filha e uma bela casa em um bairro de classe média americana, se esforça para manter as aparências de seu casamento, mas não mantém diálogo com a família. Vê sua vida se esvaindo quando se apaixona pela melhor amiga da sua filha, uma adolescente que muda sua percepção do mundo e o faz mudar suas atitudes.
Carolyn Burnham – Mãe da família Burnham, é uma corretora de imóveis fissurada em consumismo e aparências. É uma mistura de comerciais de eletrodomésticos dos anos 90 com as histéricas vilãs das novelas mexicanas. Obcecada por profissionalismo e por passar uma boa imagem pra sua vizinhança, é no fundo frustrada e vazia, buscando preencher isso comprando coisas novas sempre. Traí seu marido com um bem sucedido corretor de imóveis.
Jane Burnham – Filha adolescente do casal, é considerada estranha, totalmente as avessas do típico padrão de beleza American Girl. Não tem uma boa relação com seus pais, é insegura e complexada com seu corpo. Encontra em Ângela uma “amiga” na qual pode dividir seus momentos de angústia e logo se apaixona pelo novo e estranho vizinho.
Ricky Fitts – Aparentemente é estranho novo vizinho do bairro. Começa a estudar na escola de Jane e Angela, e logo se apaixona por Jane. Ao longo do filme, se mostra o mais normal de toda a trama, pois enxerga com realidade tudo que está por trás dessa Beleza Americana imposta e consegue arrancar de Jane e Lester essa cegueira social. Viciado em drogas e em câmeras registra qualquer cena com sua filmadora, como se fosse a extensão do seu corpo.
Angela – Melhor amiga de Jane, encontra na menina uma válvula de escape. É a típica american girl do colégio, apesar da pouca idade tem um lado sensual aflorado e se demonstra experiente no trato