AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO IDOSO
Graduação em Medicina
Thalita Fernandes
INSTRUMENTOS DA AVALIAÇAO FUNCIONAL DO IDOSO
Betim
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Medicina
TRABALHO DE IRCE IV:IDOSOS
Trabalho apresentado à disciplina IRCE IV:IDOSOS, do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, referente: “Instrumentos da Avaliação Funcional do Idoso”.
Professor: Hebertt Miotto
Betim
2014
INTRODUÇÃO
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que ocorre em razão da diminuição marcante da fecundidade e do crescente aumento da expectativa de vida.
Sendo assim, nos últimos anos, a população a partir dos 60 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cresceu significativamente e a estimativa para o número de idosos em 2050 aponta um contingente de, aproximadamente, 1,9 bilhões de pessoas e a expectativa de vida nos países desenvolvidos será de aproximadamente 87,5 anos para os homens e 92,5 anos para as mulheres, enquanto que, nos países em desenvolvimento, será de 82 anos para homens e 86 anos para mulheres.
Além disso, o aumento da expectativa de vida da população mundial trouxe uma subdivisão da caracterização dos idosos em faixas etárias, às quais podem corresponder características cognitivas e comportamentais próprias – de 65 a 84 anos (idosos jovens, "young old") e com mais de 85 anos (idosos velhos, "oldest old").
Embora o crescimento da população idosa mundial seja um importante indicativo da melhoria da qualidade de vida, sabe-se que o processo de envelhecimento, denominado senescência, é um processo biológico e envolve alterações físicas, sociais e psicológicas, o qual está atrelado a perdas importantes em inúmeras capacidades físicas, as quais culminam, inevitavelmente, no declínio da capacidade funcional e da independência do idoso.
Capacidade funcional (CF)