O PAPEL DA ENFERMEIRA NA REABILITAÇÃO DO IDOSO
O PAPEL DA ENFERMEIRA NA REABILITAÇÃO DO IDOSO
PORTO VELHO/2006
GABRIELA MIRANDA, JOSEANE MONTEIRO, MARISA DE MIRANDA RODRIGUES E PAMELA MAIA
O PAPEL DA ENFERMEIRA NA REABILITAÇÃO DO IDOSO
PORTO VELHO/2006
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
I - A REABILITAÇÃO DO IDOSO 5
II - AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO IDOSO 7
III - O PAPEL DA ENFERMEIRA NA REABILITAÇÃO DO IDOSO 9
IV - FASES DA REABILITACÃO GERIÁTRICA
E A ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA 11
V - PROBLEMAS FREQÜENTES NA REABILITAÇÃO DO IDOSO E A ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Com o crescente aumento da população idosa em nosso país, torna-se cada vez mais freqüente a presença de idosos nos serviços de saúde e em especial nos de reabilitação. Trazemos neste texto descritivo os principais aspectos envolvidos na reabilitação do idoso: as peculiaridades referentes à reabilitação nesta faixa etária, a avaliação funcional como um importante indicativo da qualidade de vida, as fases da reabilitação do idoso e a assistência de enfermagem sistematizada, por meio da qual a enfermeira, inserida na equipe multidisciplinar atua com o idoso e sua família, de maneira individualizada.
I - A REABILITAÇÃO DO IDOSO
O crescente aumento da população idosa em nosso meio, tem sido constatado por estudos demográficos, os quais demonstram que no ano de 2025 o Brasil ocupará o 6º lugar no mundo, com aproximadamente 34 milhões de idosos (KALACHE et al., 1987). Esta "explosão do número de idosos", já podemos perceber ao nosso redor, em diferentes locais e nos serviços de saúde, especificamente no setor de reabilitação.
Em nosso país, a reabilitação do idoso ainda é um assunto pouco abordado na literatura, o que dificulta o desenvolvimento de trabalhos nesta área. Assim, o