Avaliação Final da Unidade II
Aluno:
Gestão de Redes de Atenção à Saúde
Míriam de Oliveira Ávila Moreira
Data:
02/11/2014
Turma: T3/14-GRAS-PE-03-02
Avaliação Final da Unidade II
Considerando o que você aprendeu neste módulo, que problemas você identifica na constituição de redes de serviços nestas localidades, que estariam gerando a situação descrita nos textos p.165.
São notórios os avanços alcançados pelo SUS nos últimos anos podemos verificar estes fatores nas unidades estudadas e em muitas pesquisas realizadas. No entanto a superação dos desafios das fragmentações existentes nas ações e serviços de saúde exige a organização das redes de atenção, levando em consideração um sistema único para um país marcado pelas diferenças socioeconômicas e distintas necessidades de saúde da população entre as regiões. Além destas considerações outras questões são centrais para o estabelecimento da Rede, cada nível deverá resolver os problemas que lhe foram atribuídos (Kuschnir 2014). Lembrando que para a definição do desenho da rede o conhecimento amplo sobre a população e território será importante para a definição das necessidades. O reconhecimento da capacidade instalada, recursos humanos e os diferentes perfis assistenciais irá determinar implementações ou implantação de serviços, buscando aumentar o acesso e diminuir a desigualdade, sendo estes principais objetivos do trabalho em rede.
A rede é constituída pelo conjunto dos níveis assistências que atuam de forma articulada, assumindo responsabilidades pelo cuidado de uma população. (Kuschnir 2014)
Nas notícias apresentadas podemos listar alguns dos problemas visualizados, suas causas são inerentes da configuração inadequada de modelos de atenção, marcada pelo contrassenso entre a oferta de serviços e a necessidade de atenção. As altas taxas de ocupação dos leitos do Pronto
Socorro, a Unidade especializada em trauma recebendo todos os tipos de pacientes que deveriam estar em outros níveis de