AVALIAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA UTI
Antonio Carlos de Araujo
Orientador: Msc. Gerisval Alves Pessoa²
RESUMO
O estudo descritivo e explorativo no qual foram identificados e avaliados os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva, foi realizado em um hospital localizado na cidade de São Luís/MA. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, utilizando-se roteiro estruturado. Constatou-se que os trabalhadores estão expostos a riscos de acidentes relacionados aos procedimentos de assistência aos pacientes e ambiente laboral. Foi observado que a maioria utilizavam EPI’s como barreira de proteção e um percentual muito baixo, óculos de segurança .Concluiu-se que são necessárias mudanças no ambiente de trabalho para minimizar os riscos existentes e, principalmente, aos procedimentos de assistência ao paciente, além de treinamento,conscientização de medidas seguras e fornecimento de equipamentos de segurança a todos os trabalhadores. Palavras-chave: Riscos ocupacionais. Equipe de enfermagem. Unidade de Terapia Intensiva. Saúde ocupacional. Hospital em São Luis 1. INTRODUÇÃO
As instituições hospitalares brasileiras começaram a se preocupar com a saúde de seus trabalhadores no inicio da década de 70, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP enfocaram a saúde ocupacional dos trabalhadores hospitalares.
Estudando a saúde ocupacional desses trabalhadores, observou-se que, em 1971, ocorreram 4.468 (quatro mil quatrocentos e sessenta e oito) acidentes de trabalho em estabelecimentos hospitalares brasileiros, surgindo, então, a necessidade da adoção de procedimentos preventivos no controle de riscos operacionais da espécie.
Em uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, objeto do presente estudo, os