Análise de um Sistema de Medição Eletrônico de Rotação de Motores Elétricos
Departamento de Engenharia Mecânica
Sistemas de Medição – EMA169
Análise de um Sistema de Medição Eletrônico de Rotação de Motores Elétricos
2° semestre de 2007
Autor:
Paulo José Alves de Souza - (2001017116)
Disciplina: Sistemas de Medição EMA169
Professor responsável: Meinhard
Turma: F
Sistemas de Medição – Análise de um Sistema de Medição Eletrônico de Rotação de Motores Elétricos
1
Introdução
Tacômetro
Tacômetro é um Sistema de Medição utilizado para realizar medições de velocidade angular, sendo composto, basicamente, por três módulos: um sensor / transdutor, uma unidade de tratamento de sinal (UTS), e um indicador.
O sensor / transdutor
O sensor / transdutor utilizado nos tacômetros mais atualmente empregados são:
Taco-gerador: funciona basicamente como um gerador de tensão elétrica. Esta tensão tem uma proporcionalidade com a velocidade de rotação aplicada a seu eixo de entrada.
Encoder óptico: um disco com perfurações periféricas encontra-se entre um foto emissor e um foto receptor. Ora o feixe passa por uma das perfurações, excitando o foto receptor, ora é bloqueado pela região sem perfuração do disco. Com isso, são gerados pulsos que informam a velocidade angular deste disco. Um eixo acoplado a este disco serve para transmitir a rotação do elemento a ser medido.
Emissor e receptor luminoso: um elemento emissor emite um feixe luminoso que refletido por uma superfície refletora instalada numa parte apropriada de um eixo de um motor, por exemplo, permite que um receptor óptico receba os pulsos assim gerados. Estes pulsos informam a velocidade de rotação do elemento em medição. A UTS (unidade de tratamento de sinal)
Esta é a parte do sistema de medição aonde o sinal proveniente do sensor / transdutor sofre o tratamento ou condicionamento adequado tal como: filtragem, amplificação, conversão analógica / digital e vice e versa, tratamento matemático, e