Avaliação do estado vacinal
Paulo George Monteiro Correia1
Shirlei Marly Alves2
Resumo
A proposta do presente estudo registra o estado vacinal dos funcionários do Programa Saúde da Família-PSF, do Município de Governador Archer – MA. Realizou-se um levantamento documental, respaldado em um estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado no mês de janeiro de 2012, com amostra de 42 funcionários, tendo como objetivos registrar o estado vacinal dos funcionários do Programa Saúde da Família-PSF; conhecer as ações e serviços de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Governador Archer a seus trabalhadores e fornecer subsídios para melhoria da abordagem vacinal aplicada. A partir dos dados obtidos, foram identificados funcionários que não possuíam carteira de vacina, assim como se observou que grande parte dos que possuía cartão vacinal apresentava vacinas atrasadas, evidenciando falhas no programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Archer-MA. Logo, percebe-se a necessidade de um planejamento voltado para ações e serviços de vacinação mais atuante e abrangente que assista adequadamente os profissionais da Saúde.
Palavras-chave: Avaliação. Vacinação. Funcionários. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
O Programa Saúde da Família (PSF), implantado no Brasil em 1994, caracteriza-se como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial e tem por base a implantação de equipes multiprofissionais, que atuam em unidades Básicas de Saúde e são responsáveis por um número predominado de famílias localizadas numa área delimitada ao atendimento de cada PSF.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um
_____________
1 Graduado em