Avaliação do desempenho estrategico do marketing
Não é uma tarefa muito fácil avaliar uma organização em tempos de mudanças constantes, quanto mais criar modelos para estas avaliações, mas os administradores não podem se acomodar, caso o contrário podem estar fadados ao desaparecimento de sua organização. Um modelo de avaliação deve conter procedimento e rotinas para que as empresas tenham sempre um referencial, e tomem decisões a partir deste instrumento.
Avaliação do Ambiente Interno.
A uma série de fatores que podem inibir o poder de competição de uma empresa. Esta precisa olhar para dentro de seu ambiente interno, no que diz sua filosofia de trabalho para não amargar desempenhos insatisfatórios. Os parâmetros desta empresa precisam estar bem definidos dos quais são:
Missão: Quem somos nós? O que fazemos? E porque fazemos? A administração precisa com muita habilidade observar e definir claramente para onde está indo, sem está definição a empresa pode perder, devido as dificuldades, ou mutação do seu ambiente, o motivo para qual ela foi criada.
Definição do negócio: considero uma das mais elementares nesta avaliação. Que tipo de produto a empresa pode oferecer e satisfazer as necessidades de seus clientes? A mesma necessidade que os cliente têm hoje pode não ser a mesma daqui a 5 anos, posso citar o exemplo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que com a explosão da tecnologia principalmente da Internet, um dos maiores e mais utilizados meio de comunicação atual que mudaram os hábitos da população brasileira que a pouco mais de 15 anos ainda dependia em sua maior parte de mandarem cartas por escrito através dessa empresa. Esta teve que avaliar rapidamente seu tipo de negócio porque ficou ameaçada vendo boa parte de seus clientes potenciais se aderindo a tecnologia com a chegada das cartas eletrônicas (e-mail).
Recursos Necessários: todos recursos tem que ser bem aproveitados. Por exemplo a energia humana, o serviço tecnológico, finanças etc.