Avaliação do Aeromóvel
Os veículos, com capacidade para 150 e 300 passageiros, permitem integração, acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo para os usuários do metrô. O trajeto que é percorrido em menos de três minutos, contou com recursos do PAC , custou R$ 37,8 milhões e foi inserido no contexto dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
Por apresentar características de transporte sustentável e ter sido avaliado como um dos legados do mundial no quesito mobilidade urbana, após um ano de funcionamento já existe negociações de futuras instalações do aeromóvel em outras localidades do país.
Palavras-chave: Aeromóvel; Tecnologia; Meio Ambiente; Trensurb.
Porto Alegre há pouco mais de uma década era modelo em transporte público de qualidade no Brasil. Mas, com o crescimento da frota automotiva, a tendência foi o sufocamento das infraestruturas viárias. Com uma média de 100 emplacamentos diários não fica difícil entender o porquê da compulsória duplicação de vias e da piora nos índices de poluição sonora e atmosférica. Segundo pesquisa do Sinaenco, o trânsito e o transporte público são os maiores problemas de infraestrutura da cidade e causam grande impacto na vida da população . Cabe lembrar, que a motorização da mobilidade urbana é um dos principais emissores de gases de efeito estufa.
Vindo ao encontro do Art 6º do Plano Diretor da cidade, da lei 12587/2012 e com a necessidade de inserir iniciativas sustentáveis no sistema de transporte rodoviário, a construção do aeromóvel visou à integração do