Avaliação de uma lamina convencional
Gilberto Shimizo nº26, Ramon Motta N:º, Tatiana Araujo nº 66
Rua Taguá, 337. Liberdade- São Paulo, Cep: 01508-010- Brasil
Tatyanaaraujo@ig.com.br;
http://www.fmu.br.
Resumo: No trabalho a seguir falaremos sobre, teoria de erros, erros e desvios, classificação dos erros, desvios médios, desvios ou incertezas, desvios relativos, propagação de erros e medidas indiretas, apresentaremos dois instrumentos de medição, um, é a Régua comum, e o outro o paquímetro. Fizemos em laboratório 10 medidas de uma Lamina comercial padrão, usadas em microscópio, onde nosso objetivo era analisar, qual instrumento possuía maior exatidão em sua leitura. Através de cálculos científicos encontramos os desvios de erros, a precisão do instrumento e por fim sua exatidão. Comparando com as medidas estabelecidas pelo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Dados os resultados feitos em 10 medidas de pontos distintos da lâmina foi determinado o valor médio e o desvio de cada um na média para assim comparar os valores obtidos com o valor padrão e determinar se a lâmina corresponde as medidas propostas pelo fabricante.
Introdução: Neste experimento foi observado que alguns fatores podem afetar diretamente no resultado das medidas, assim como na precisão e exatidão dos valores alcançados.
Analisamos que precisão de uma série de medições é uma medida da concordância entre determinações repetidas.
A precisão é usualmente quantificada como o desvio padrão de uma série de medidas.
Por outro lado a exatidão de uma medida ou da média de um conjunto de medidas é a distância estimada entre a medida e um valor verdadeiro tomado como referência, geralmente é expressa como um desvio de um valor conhecido. A precisão geralmente é associada com erros aleatórios do processo de medição, enquanto a exatidão está associada a fontes sistemáticas.
Durante o processo de medição confrontamos com dois tipos de erro experimental, erros sistemáticos e