Hidraulica
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
ROBSON GENEI
Relatório técnico-científico de aulas práticas referentes a Autopropelido e pivô central
UBERABA, MG
2014
ROBSON GENEI
Relatório técnico-científico de aulas práticas referentes a
Autopropelido e pivô central
Relatório de aulas práticas apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Métodos de Irrigação do Curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba.
Professor: Prof. Dr. Othon Carlos da Cruz
UBERABA, MG
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAL E MÉTODOS 5
3.1 Materiais e fórmulas utilizadas 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5. CONCLUSÃO 7
1. INTRODUÇÃO
Irrigação é um método controlado de disponibilizar água para as plantas, na hora e quantidade necessária, com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da cultura.
Nos métodos de aspersão, são lançados jatos de água ao ar que caem sobre a cultura na forma de chuva, é um método que vem sendo desenvolvido desde a II guerra mundial com a invenção de aspersores rotativos.
Os primeiros sistemas de pivô foram projetados para ajustar-se ao terreno, e também foi descoberto que havia a possibilidade de aplicação de lamina d’ agua lenta e frequentemente na intensidade desejada isso faz com que ocorra toda uma automação do sistema .
No método de gotejo a água é disponibilizada de maneira localizada evitando perdas, e com isso otimizando o sistema.
Neste relatório serão apresentadas as características referentes há avaliações de uniformidade métodos de irrigação descritos.
2. OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a uniformidade de três sistemas de irrigação, tais quais foram: gotejamento, aspersão convencional e pivô central.
Para tal avaliação