Avaliação de transformações globais
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 201202261019 - CAMILLA RAPOSO PINHEIRO DA SILVA
Nota da Prova: 4,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 16/04/2014 15:10:49 (F)
1a Questão (Ref.: 27901)
Pontos: 0,5 / 0,5
Dentro da perspectiva realista há parâmetros específicos voltados para a diminuição dos riscos provocados pela anarquia no sistema internacional, a isso se dá o nome de "equilíbrio de poder", e funciona através da:
Eliminação gradual das diferenças em termos de poder militar entre países vizinhos, diminuindo o desequilíbrio entre as nações e os riscos mútuos de ataque.
Fortalecimento dos poderes bélicos de todos os Estados, criando condições de defesa para todos as nações em casos de ataques ou ameaças externas.
Criação de organizações de segurança mútua para Estados aliados. Cooperação entre os Estados a fim de definir uma estrutura de segurança comum a todos, formalizando uma aliança de defesa e prevenindo riscos amplos.
Formação de organizações com poderes superiores aos Estados, impedindo que qualquer país tome medidas que ameacem a segurança regional ou global.
2a Questão (Ref.: 27891)
Pontos: 0,0 / 0,5
Dentro das teorias de sistema que buscam compreender a função dos Estados na composição da ordem internacional, um ponto central é a divergência sobre os mecanismos de hegemonia e seu papel na formação e manutenção do status quo. Tal divergência pode ser em parte compreendida a partir das bases teóricas do que se define ou aceita como hegemonia, além do seu claro aspecto funcional sobre a posição do Estado contemporâneo na escola teórica em questão. Sobre isso, considere:
I) Para os realistas, a hegemonia deve ser vista como uma necessidade sistêmica dentro da lógica de interação conflitiva dos Estados no plano internacional;
II) Enquanto os estudos marxistas colocam a hegemonia como uma ferramenta de poder dos