Avaliação de PortuguÊs I - LETRAS
Questão 01
A) Foi realizada uma implicatura conversacional – um desrespeito a uma das quatro máximas conversacionais. Podemos dizer que houve desrespeito da máxima de Qualidade, pois há um erro interpretativo das palavras da senhora, burlando o descrito como justiça no dito popular do termo ‘justiça com as próprias mãos’ e um desrespeito à máxima de relevância, as contribuições discursivas revelem uma relação de pertinência com o objectivo da conversa; deve haver, por exemplo, uma relação de pertinência entre a informação fornecida por B e uma pergunta ou pedido/convite formulado anteriormente por A.
B) Função metalinguística, pois ocorre uma brincadeira entre o dito popular e a interpretação do receptor da fala da senhora, no Quadrinho. É uma referência à própria linguagem na medida que brinca com o próprio processo que faz a fala ser engraçada.
Questão 02
Utilizando de uma função Contiva (ou apelativa), a intencionalidade enquanto fator da trextualidade da propaganda promove uma associação de ideias para que o receptor da mensagem – o consumidor – crie a ilusão de que, ao usar a maquiagem que a propaganda promove, sentir-se-á tal como a mulher, poderosa, ou tal como o gato – sua percepção interior e autoestima ficara fortificada pela imagem refletida que está ainda mais bela graças à maquiagem.
Questão 03
A) O texto usa os lexicais O cachorro, o Bicho, o Animal, Cão por meio de uma contiguidade semântica. Quando usa o termo animal, por exemplo, tenta contrastar a docilidade com a qual os cães são obrigados pelo dono a desenvolver com sua natureza – seus instintos.
B) Há momentos de sinonímia ( Cão, cachorro), e ocorre também o Hiperônimo, pois cão e cachorro são léxicos que pertencem à mesma classe/espécie animal. Quando o texto elenca características e comportamentos de escravidão do cachorro, ocorre a