Avaliação de obstetricia
Nome:
Data:
1- Na paciente portadora de hiperêmese gravídica, são intervenções da enfermagem, EXCETO:
A) realizar balanço hídrico.
B) controlar náuseas e vômitos.
C) controlar os sinais vitais.
D) manter paciente em repouso.
E) administrar dieta via oral, de 3 em 3h.
2- Às inúmeras causas que levam a mulher ao adoecimento e à morte, denomina-se morbimortalidade feminina. Essas causas estão diretamente relacionadas às condições e aos hábitos de vida, como, por exemplo, o hábito de fumar associado ao estresse. Ao longo dos anos, foi aumentando, entre as mulheres, o número de casos de doenças do coração, como infarto do miocárdio e outros problemas ligados à circulação sanguínea, que eram mais freqüentes em homens. Por isso, para a compreensão dos problemas de saúde femininos, é importante verificar como as mulheres vivem atualmente e os novos hábitos que elas vêm adquirindo. Considerando o assunto abordado no texto acima, coloque V ou F
a) A definição da área materno-infantil vem da década de 70 do século XX, quando, por meio de programas de assistência à saúde da mulher, a preocupação era com a mãe e a criança, e não havia igual atenção a outros problemas relacionados à mulher.
b) Na década de 80, o Ministério da Saúde formulou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que propõe fornecer assistência integral clínicoginecológica, com controle das doenças transmitidas sexualmente (DST) e dos cânceres cérvico-uterino (colo do útero) e mamário, bem como assistência para a concepção e a contracepção, que inclui assistência pré-natal, do parto e do puerpério e a abordagem de problemas desde a adolescência até a terceira idade.
c) Os aspectos relacionados a volume, período dos ciclos, menorragia e dismenorréia são suficientes para classificar as modificações ou perturbações dos ciclos menstruais.
d) O auto-exame mamário é suficiente para a identificação precoce do câncer de mama e, em conseqüência,