Influencia da tecnologia no trabalho
289
TRABALHO E SOBREVIVÊNCIA – o mundo da vida sob ameaça: racionalidade ou irracionalidade?
Silvia Maria de Araújo* Daniel Lopes Cianalli**
Resumo: A condução da vida por uma racionalidade capitalistainstrumental é o tema aqui discutido sob o prisma de reconhecê-la em manifestações da vida, sem desconhecer o quanto afeta o chamado mundo do trabalho. A subjetividade comprometida do trabalhador nesse processo é um dos seus maiores efeitos. A construção do texto resgata as idéias weberianas sobre um processo racionalinstrumental que absorve a vida moderna, apresentando, em seguida, o novo paradigma habermasiano da razão comunicativa como alternativa às conseqüências dessa lógica tipicamente capitalista. Ao analisar a invasão do mundo sistêmico sobre o mundo da vida e a continuidade desse processo, o artigo elabora uma reflexão sobre a racionalidade, colocando a indagação: nas condições da moderna produção flexível, marca das grandes e médias indústrias de caráter transnacional, está-se diante de uma racionalidade ou irracionalidade capitalista? Palavras-chave: racionalidade, mundo do trabalho, mundo da vida, subjetividade.
Introdução
Saber se a vida cotidiana corre sobre uma base racional ou irracional é a questão que este trabalho se propõe a desvendar.
* Socióloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutora pela Università degli Studi di Milano. E-mail: saraujo@swi.com.br ** Programador de Informática, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR. E-mail: danielc@sofhar.com.br Artigo recebido em 15 fev. 2005; aprovado em 24 mar. 2006.
Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 2, p. 289-313, maio/ago. 2006
290
Silvia Maria de Araújo / Daniel Lopes Cianalli
Por meio de críticas e análises sobre as relações entre o mundo da vida e o mundo sistêmico, busca-se a reflexão sobre o que seria racional ou ato de