Avaliação de Inserção de cargas em BT
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
ELE046 - Qualidade da Energia Elétrica
Avaliação da inserção de cargas elevadas em BT
Introdução
A inserção de cargas elevadas na rede BT pode causar problemas de qualidade de energia em regime permanente como sobretensão, subtensão e desiquilíbrio.
É de extrema importância que o consumidor seja suprido com uma tensão na qual seus equipamentos possam operar de maneira satisfatória.
Apresentamos as normas da ANEEL relativo à tensão em regime permanente que deve ser fornecido, procedimentos adotados pela CEMIG para liberação de cargas na BT, software utilizado para cálculo de tensões e carregamento de transformadores
GEMINI , fluxograma de verificação de irregularidades e resultados de medições feitos pela CEMIG
Índice
1. Sobretensão e Subtensão
2. Introdução as normas da ANEEL
3. Procedimentos para introdução de cargas (Cemig)
4. Gemini
5. Fluxograma
6. Resultado das medições das reclamações de clientes 7. Conclusão
Sobretensão
Aumento no valor RMS da tensão CA maior que 10% com duração maior que 1 minuto, são usualmente o resultado de chaveamento de cargas, desligamento de grandes cargas, ou energização de banco capacitivos, curto desiquilibrados . A sobretensão pode ser causada por inadequada regulação ou controle da tensão, ou ainda incorreta seleção de tapes em transformadores, que podem resultar em sistemas com sobretensões.
Subtensão
Diminuição no valor RMS da tensão CA maior que 10 % com duração maior que um minuto. São usualmente o resultado de inserção de grandes cargas ou desligamento de bancos capacitivos, curto circuito, partida de motores, falta de suporte reativo , circuitos de alimentação com excesso de carga podem também resultar em subtensões. Entres as consequências das sobretensões e subtensões podemos citar mau funcionamento ou até mesmo queima de equipamentos eletrônicos, sobreaquecimento de motores e