Avaliação de formações
Curso Prático & Objetivo
Avaliação da Formação
01. Conceito
Estudos e Atividades que visam avaliar qualitativamente e quantitativamente o potencial uma jazida petrolífera, ou seja, a sua capacidade produtiva e a valoração das suas reservas (óleo e gás).
As atividades referentes à Avaliação da Formação são:
a) Teste de Formação;
b) Perfilagem.
02. Avaliação de Macro-Estruturas
A avaliação de macro-estruturas é a parte que antecede á perfuração de poços e também à fase da Avaliação da Formação, visto que essa última somente acontece após a perfuração do poço.
A avaliação de macro-estruturas é compreendida principalmente pela:
a) Geologia de Superfície
b) Gravimetria
c) Magnetometria
d) Sísmica
a) Geologia de Superfície
A geologia de superfície realiza o mapeamento de rochas que afloram na superfície.
Através desse mapeamento é possível conhecer e delimitar as bacias sedimentares e identificar estruturas capazes de acumular hidrocarbonetos. Os mapas geológicos, que indicam as áreas potencialmente interessantes, são continuamente construídos e atualizados pelos exploradores. Nestes mapas, as áreas compostas por rochas ígneas e metamórficas são praticamente eliminadas, como também pequenas bacias com espessura sedimentar muito reduzida ou sem estruturas favorável à acumulação.
b) Gravimetria
A gravimetria utiliza a medição dos valores da intensidade do campo magnético na
Terra. Os aparelhos utilizados são o magnetômetros, onde a ordem do valor do campo magnético terrestre é da ordem de 50.000 gramas (unidade de medida da intensidade do campo magnético) e as anomalias produzidas pelas estruturas geológicas de interesse são da ordem de 10 gramas. Assim os magnetômetros também devem ser bastante precisos.
Avaliação da Formação - Série Concursos Públicos
Curso Prático & Objetivo
1
Avaliação da Formação - Série Concursos Públicos
Curso Prático & Objetivo
Enquanto o valor da gravidade está associado à densidade das rochas