Avaliação de desempenho
Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar.
Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
Dessa maneira avaliação de desempenho é a critica que deve ser feita ao empregado, levando em consideração a defasagem entre a expectativa de trabalho e o seu desenvolvimento real, ou simplesmente a analise do GAP.
Os valores da critica dos GAPS incluem:
a) Aprendizagem obtida por intermédio da experiência.
b) Identificação de problemas.
c) Identificação de causas e introdução de soluções definidas por acordo, ou consenso entre avaliador e avaliado.
d) Estimulação do empenho do avaliado e a capacidade de feedback do avaliador.
Dessa forma o gerente age como avaliador, conselheiro, educador, mentor e consultor de sua equipe.
O objetivo do gerente numa analise de desempenho é elaborar uma estratégia planejada de intervenção no manifesto do avaliado, visando melhor seu desempenho e reduzir seu a defasagem entre o desempenho obtido e o esperado.
Os métodos de avaliação do desempenho incluem:
a) Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo.
b) Identificação e erradicação dos problemas emergentes, procurando manter um alto padrão de motivação e obtenção de resultados.
c) Entrevistas periódicas de avaliação desempenho, onde avaliador e avaliador analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas em alguns casos.
Deve se levar igualmente em consideração as necessidades e possibilidades do funcionário e da organização para execução de metas, padrões e expectativas definidas. Portanto é fundamental que o gerente identifique fraquezas e limitações do sistema
Um sistema adequado de avaliação de desempenho busca equilibrar resultados com os