Avaliação de desempenho
Contempla a participação de várias pessoas no processo como um todo e com uma visão mais diversa, além de ter maiores condições de fazer diagnósticos mais precisos. O ser humano pode reagir em duas dimensões: intelectual e emocional, portanto nossos sentimentos, emoções podem alterar nossas percepções das coisas, prejudicando o contexto e o próposito final dessa avaliação, com isso é necessário adotar uma postura racional para não interferir no resultado gerado, pois assim, a tomada de decisão será mais precisa e rápida devido a capacidade de entender, aceitar e concluir.
Por essa razão uma avaliação 360 tende a dar mais certo, pois mensura a quantidade e qualidade das metas a serem alcançadas. O retorno dos colegas e de outros pode contribuir para o autodesenvolvimento do funcionário, esse feedback serve para todas as fontes pesquisadas, incluindo a própria pessoa e clientes.
Na Administração tudo depende do ponto de vista, mais o importante é que sinta-se seguro o suficiente para construir um sistema voltado para a excelência, portanto é necessário que o gestor deve ponderar sobre a contribuição de cada integrante, bem como participar ativamente de cada processo de preparação da implantação do sistema, para assim, torna-se um processo mais seguro e confiável, pois as partes envolvidas se sentirão pertencentes a tudo, não gerando problemas decorrentes do desconhecimento de alguma rotina.
É um processo que nunca passa despercebido pelo quadro corporativo, pois atinge a zona de conforto de muitas pessoas. O impacto gerado para os profissionais, seja positivo ou negativo vai depender de fatores apresentados e até da maturidade dos profissionais que são avaliados,