Avaliação de desempenho RH
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
6º Período
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, POR QUE AVALIARMOS EMPREGADOS
Autor: Jeziel Rodrigues da Pureza
Rodrigo Castellano Alves
Professor: André Murilo de Souza Cavalcante
1 - INTRODUÇÃO
Avaliar o desempenho do pessoal não é um castigo ou instrumento de controle. O objetivo é obter resultado final com efeitos positivos na motivação. A taxa de sucesso dos empregados depende da forma como a administração as dirige, avalia recompensa e nelas deposita confiança.
Para tal, o gestor terá de fazer uma análise das suas expectativas: deve apresentar objetivos realistas, ter reações positivas e ser um bom ouvinte. O sistema de avaliação de desempenho pode ser feito internamente, pelo departamento de recursos humanos, ou ser subcontratado a uma empresa especializada na gestão de recursos humanos.
Atualmente as empresas brasileiras estão inseridas num constante ambiente de competição econômica, no qual os conceitos de produtividade, competividade, satisfação e encantamento do cliente, entre outros, tornam-se forças indutores de decisões e ações capazes de trazer resultados práticos e positivos, evidenciados através de indicadores do desempenho dos indivíduos e da organização. Assim, segundo Pontes (2008) as empresas estão cada vez mais interessadas em conseguir métodos efetivos para contratar e desenvolver seus funcionários. Dessa maneira busca-se empenhar a força de trabalho em atividades que proporcionem o alcance de metas, desenvolva suas habilidades, para assim atingir os objetivos da empresa.
Neste cenário, surge a avaliação do desempenho como um instrumento de gestão de pessoas, por meio da qual é possível não somente conhecer como está o desempenho do trabalhador, mas principalmente, planejar uma sequência de ações destinadas ao seu crescimento intelectual e profissional. Dessa maneira, quando bem estruturada, contribui para o desenvolvimento dos colaboradores, seja pela oportunidade de