doenças
EBOLA
O Ebola surgiu na África, em 1976, e tem esse nome por ter surgido às margens do Rio Ebola, no Zaire. Por se tratar de uma doença que mata em poucos dias, houve um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, Zaire, quando se soube do que a doença era capaz. Familiares jogavam seus parentes nas ruas com medo de contraírem a doença dos corpos mortos, pessoas corriam com diversas hemorragias pelas ruas, gritando de dor e muitas outras coisas. A epidemia parece ter surgido de um paciente que foi operado por médicos que tinham sintomas similares ao da febre hemorrágica. Desde então, os especialistas da Bélgica, África do Sul e do CDC, juntamente com o governo do Zaire, conseguiram conter a epidemia e brecá-la pelo isolamento, e não pela cura.
AGENTE CAUSADOR
Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o nome dos locais onde foram identificados: Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último não foi identificado em humanos.
AGENTE TRANSMISSOR
A doença é classificada como uma zoonose. Embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes e porcos. O Ebola pode ser contraído tanto de humanos como de animais.
A transmissão só acontece após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato direto com sangue, tecidos ou secreções e outros fluídos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes de indivíduos e/ou animais infectados ou do contato com superfícies e objetos contaminados por esses fluídos. O vírus tem um período de incubação de 1 a 21 dias.
PROFILAXIA
Não existe tratamento específico para combater o vírus ebola, que infecta adultos e crianças sem distinção. Não existe também uma vacina contra a doença, mas já foi testada uma fórmula em macacos,